O Fuzz é um efeito sonoro criado para simular a distorção na forma de onda que os circuitos valvulados produzem quando operados sobrecarregados, isto é, com o sinal de entrada próximo do nível máximo e o volume de saída próximo ao nível máximo. Apesar de não simular com precisão esta distorção, os efeitos fuzz criaram um timbre que foi muito utilizado na música popular principalmente nos anos 60, mas que também podemos ouvir em composições mais atuais. Alguns textos tratam o timbre produzido pelos circuitos fuzz como um som que lembra o clarinete, outros que lembra o violino. Estas são apenas aproximações, e não refletem o timbre em si. Em https://www.guitarworld.com/artists/10-great-fuzz-guitar-songs há 10 canções que ilustram bem o som de uma guitarra com fuzz. Exemplos mais recentes podem ser obtidos facilmente na internet, como, por exemplo, algumas músicas Tom Morello, Nirvana e outros.
O MicroFuzz não é um circuito que pretende possuir qualidade profissional. Apesar de nos anos 60 artistas como Jimi Hendrix, The Ventures ou Jeff Beck utilizarem circuitos semelhantes para suas gravações, o mundo da tecnologia mudou muito desde então. Este circuito não dispõe de buffers de entrada, não possui chaveamento eletrônico, proteção contra inversão de polaridade da bateria e outras melhorias. Outra simplificação que foi feita no circuito foi a eliminação do jack J4 da entrada da alimentação de 9 V, portanto esta montagem só permite a alimentação através de uma bateria de 9 V.
Porém, e por causa destas alterações, é um circuito extremamente simples, funcional, e que pode servir como um teste para o iniciante verificar se está apto ou não a montar seu primeiro circuito.
Eventualmente será criado e disponibilizado no site um circuito Fuzz de qualidade profissional, para músicos que desejarem utilizar este efeito em gravações ou no palco.
Clique no link abaixo para fazer o download da Apostila de Montagem do Micro Fuzz. Esta apostila contém todas as informações necessárias à montagem do circuito, quais os componentes necessários, quais ferramentas necessárias e explicação passo a passo, com fotos, detalhando cada etapa da montagem. Mesmo alguém com pouca experiência em montagens eletrônicas, seguindo as instruções, pode ter um circuito funcional. Nesta apostila também se encontra o lay-out da placa de circuito impresso, caso você opte por fabricar sua própria placa de circuito impresso.
Apostila de Montagem MicroFuzz UFZ V1
A placa para a montagem do Micro Fuzz, com acabamento profissional, incluindo silk screen dos componentes e acabamento em verniz verde e hot air, pode ser solicitada através do preenchimento do formulário abaixo.
Por favor faça o login para preencher o formulário