Caixas Para Pedais

 

 

A primeira preocupação em relação à qualidade dos pedais do site está relacionada à qualidade de som que pode ser extraído deles, como som limpo, livre de ruídos, com timbre impecável. Porém, uma grande parte dos construtores de pedais também gosta de apresentar seus pedais em uma caixa esteticamente bem-acabada. Também há outras características de qualidade secundárias que podem ser conseguidas utilizando uma caixa adequada, como maior robustez e durabilidade ao pedal. Este artigo descreve algumas das características de alguns materiais de fabricação de caixas utilizados por construtores para colocarem seus pedais e os analisa sobre alguns aspectos principais, como a facilidade de se encontrar este material, o custo, a facilidade ou dificuldade de se trabalhar com este material, a característica estética e eletromagnética deste material, entre outros.

Geralmente, o principal fator de escolha de uma caixa por um construtor é a estética, já que, a princípio, após a montagem do pedal, a escolha da caixa é um item que menos influenciará no som que o pedal produzirá. É claro que existem muitas ressalvas: caixas de plástico e madeira devem ser blindadas com uma folha de papel-alumínio, que deve estar aterrada. Isso reduz a captação de ruídos pelo circuito.

Caixas de madeira possuem como única vantagem a estética, apesar de atualmente é desconhecido que qualquer fabricante industrial utilize caixas de madeira em montagens de pedais de efeito. É necessário que o construtor, além da furação para os jacks e potenciômetros, tenha que construir a própria caixa. Portanto a utilização de caixas de madeira só é vantajosa se for feita por construtores que também sejam bons marceneiros. Portanto, estas caixas não são recomendáveis, pois as dificuldades de sua construção superam em muito as vantagens estéticas.

As caixas de plástico também podem ser utilizadas. São fáceis de serem encontradas e sua manipulação é muito simples. A furação é facilmente feita com brocas de aço rápido – as mesmas brocas utilizadas para furação de metais – e, se necessário algum rasgo ou furo retangular, pode ser feito facilmente utilizando uma lima para metais. O acabamento pode ser feito imprimindo uma folha de transparência e fixando-a sobre a tampa da caixa com verniz incolor. Se o construtor for fabricar 5 ou mais pedais, o preço já compensa a criação de silk-screen com a estampa da caixa. Existem muitos modelos de caixas plásticas e podem ser encontradas facilmente em lojas que vendem materiais para eletrônica. Um exemplo são as caixas da Patola.

Caixas de aço são uma opção boa e barata. São fáceis de furar e seu custo é baixo, e oferecem excelente resistência física, e possuem como principal problema a ferrugem. Pedais nacionais antigos como o DynaVox e o Sound Malagoli eram construídos em caixas de chapas de aço, assim como os atuais Morley. Assim como as caixas de plástico, são encontradas em diversos modelos. A utilização de caixas de ferro é melhor que as de plástico pois não é necessário blindá-las utilizando papel-alumínio. Basta conectar o terra do circuito à caixa para ter uma boa blindagem contra ruídos.

Assim como as caixas de aço, temos caixas de chapas de alumínio. Assim como as caixas de chapa de aço, aquelas fabricadas com chapas de alumínio também são uma boa opção para a fabricação de pedais a custo baixo. São melhores que as caixas de aço pois não enferrujam e são muito mais fáceis de serem cortadas, perfuradas e limadas. O inconveniente destas caixas é a baixa resistência mecânica, o que chega a inviabilizar sua utilização em alguns pedais. Se o circuito for pequeno, a caixa de chapa de alumínio pode ser utilizada, pois a resistência mecânica é maior. Porém se o circuito requerer uma caixa maior, opte pela utilização de uma caixa de outro material.

As caixas de alumínio fundido, tipo Hammond ou Bud são indiscutivelmente as melhores para utilização em circuitos de pedais de efeito. Reúnem todas as características positivas de outras caixas: são esteticamente bonitas, fáceis de serem perfuradas e limadas, são leves e, sendo metálicas, fornecem um meio fácil para a blindagem contra ruído. O inconveniente destas caixas é exclusivamente o preço.

Também existem muitos materiais alternativos para a construção de pedais, como a utilização de conduletes de alumínio ou a utilização de tubos retangulares de alumínio para a construção artesanal de caixas para pedais. Estas montagens também são válidas, porém neste caso a conclusão do projeto passa a depender muito da habilidade de cada construtor.

É aconselhável ao construtor pesar os prós e os contras de cada uma destas caixas e verificar qual se ajusta melhor em seu projeto, em relação ao custo, estética e durabilidade.